Perder gordura localizada, melhorar o aspecto daquela celulite nas pernas e nos glúteos, ter um bem estar emocional, atenuar as olheiras, eliminar as toxinas do corpo para ajudar no processo de emagrecimento ou se recuperar após uma lipoaspiração. Essas são apenas algumas das queixas mais comuns, que trazem as pessoas até clínicas de estética à procura da Drenagem Linfática manual.
De fato, o toque das mãos por si só, já traz um grande relaxamento, bem estar emocional e alívio do estresse. Mas agora imagina se essa sensação boa, ainda vier acompanhada de diversos benefícios para a estética corporal e para a saúde.
Pois tudo isso é proporcionado pela Drenagem. E quem tem o costume de fazer essa massagem, sabe que ao término da sessão, já é possível observar os resultados, caso haja muita retenção de líquidos. Mas com o passar das semanas, mantendo uma boa periodicidade das sessões, os resultados se tornam cada vez melhores e visíveis.
Mas você com certeza já ouviu falar, sobre o quão poderosa é a Drenagem Linfática. Ou talvez provavelmente, você já chegou a fazer sessões, e gostaria de retornar ao tratamento.
Então, continue lendo esse texto e descubra todos os benefícios que essa massagem pode te proporcionar.
O que é drenagem linfática e para que serve?
É uma técnica de massagem SUAVE que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Ao mesmo tempo que facilita a circulação de retorno.
Por esse processo são eliminados o excesso de líquidos e as toxinas. Além disso, há uma significativa melhora da circulação. Por isso, muitas pessoas procuram por drenagem linfática nas pernas, para aliviar o cansaço e as dores nos membros inferiores, provocados justamente pela má circulação.
A drenagem linfática oferece ótimos resultados no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e outros procedimentos cirúrgicos. Entretanto, neste caso a recomendação médica é fundamental, para que seja feito um trabalho multidisciplinar, com o intuito de trazer ao paciente, o melhor resultado.
Além das vantagens citadas acima, a drenagem manual atua no tratamento de alguns quadros de celulite e gordura localizada, devido à grande redução da retenção líquida e eliminação de toxinas.
Este tratamento, como vemos, só tem a trazer benefícios, desde que seja primordialmente realizado por profissionais da área, que sejam capacitados.
Benefícios da drenagem linfática corporal
Com toda a certeza, são muitos os benefícios da Drenagem Linfática. Tanto para quem busca tratar a gordura localizada, atenuar a celulite ou está em processo de emagrecimento. E também para quem está com o intuito de cuidar da saúde, e ter um melhor bem-estar físico e emocional.
- Melhora da estética corporal;
- Tratamento pré e pós-operatório para cirurgia plástica e vascular;
- Evita e diminui a fibrose;
- Pós-traumatismos;
- Linfedemas;
- Edemas no período gestacional e pré-menstrual;
- Bem-estar para gestantes;
- Bem-estar emocional;
- Diminuição da celulite (FEG);
- Na barriga, para ajudar no combate à constipação intestinal;
- TPM.
Benefícios da drenagem linfática no rosto
Sem dúvida, existe uma grande preocupação com a saúde e a estética do corpo (o que não é nada ruim). Só que muitas pessoas se esquecem que o rosto também precisa de cuidados.
Realizar uma drenagem, é dar a atenção necessária que a sua face merece. E como resultado, você terá uma pele muito mais revitalizada e saudável.
Então listamos alguns dos inúmeros benefícios dessa massagem:
- Atenua as olheiras;
- Diminui a bolsa embaixo dos olhos;
- Reduz o inchaço, devido ao uso de medicamentos ou durante a gravidez;
- Melhora a oxigenação da pele;
- Diminui hematomas;
- Pós operatório de cirurgias plásticas nos olhos, nariz, pescoço, etc.
Contra indicações da Drenagem Linfática
Apesar de, essa suave massagem ter efeitos tão poderosos, em alguns casos ela não pode ser realizada. Ou seja, existem contra indicações que devem ser respeitadas.
Assim sendo, é fundamental se atentar às principais contra indicações deste tratamento:
- Infecções agudas;
- Edemas sistêmicos de origem cardíaca;
- Insuficiência cardíaca, hipertensão e diabetes descompensadas;
- Flebites, tromboses e tromboflebites;
- Reações alérgicas agudas;
- Afecções da pele não tratadas;
- Febre;
- Câncer;
- Asma brônquica e bronquite asmática;
- Imunodepressão;
- Insuficiência renal dependente de diuréticos ou diálise.
Duração:
A drenagem linfática normalmente é realizada em sessões com 30 minutos ou 1 hora de duração.